segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ainda Lisboa,

Mas agora exclusivamente quanto à minha pesquisa bibliográfica.
Fui à Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa com uma lista gigante de livros que não encontrei na nossa Faculdade, uns por terem sido requisitados por tempo indefinido, vulgo eternamente, por Professores, outros porque andam perdidos e não se encontram nas estantes do depósito.
Eis que me deparo com uma Biblioteca gigante, completamente ordenada e acolhedora, onde todos os livros desde o sec. XIX podem ser consultados à vontade por todos os visitantes de tal local. Ou seja, basta fazer uma pesquisa de cotas no catálogo online (estão todos catalogados digitalmente) e ir buscar o livro ao corredor (designado por letras) e à prateleira que a cota indica.
Depois, nenhum dos livros pode sair da sala, mas têm ao dispôr de todos os leitores umas quantas dezenas de fotocopiadoras topo de gama (daquelas que tiram fotocópias frente e verso e coisa e tal)!
Fiquei fascinada com tamanha organização e além disso fui muito bem recebida lá: o funcionário explicou-me alegremente as regras de funcionamento da Biblioteca e ensinou-se a procurar os livros que queria com tal amabilidade que quase os ia buscar às estantes!
Já sabem: se não encontrarem algum livro por Coimbra, percam-se numa viagem alucinamente à Clássica.
Saudações académicas.

Sem comentários: