terça-feira, 28 de outubro de 2008

Açafrão

Olá! Eu sou o Açafrão e vou contar-vos um bocadinho da minha história!

Sabiam que sou a especiaria mais cara do mundo? Sou conhecida por ser tão antiga como a escrita e muito apreciada pelo meu aroma requintado e poderes medicinais.

Devo o meu nome à palavra árabe «az-za'afran» - em latim medieval evoluiu para «safranum» - e foi precisamente pela via árabe que penetrei na Península Ibérica.
Sou uma linda flor lilás, também conhecida como açafrão-verdadeiro, açafrão-oriental, flor-da-aurora e flor-de-hércules.
Sou digestiva, combato a ansiedade e a tosse, mas infelizmente em doses altíssimas posso provocar o aborto :(

Uma das minhas primeiras referências históricas provém de um texto egípcio escrito cerca de 1500 a.C., que refere o meu cultivo em Luxor.

Cleópatra utilizava a minha essência para seduzir! Os fenícios tinham a tradição de passar a noite de núpcias em lençóis coloridos por mim, e os gregos antigos, além de me utilizarem para combater as insónias e curar as ressacas (!!!!!!!), consideravam-me um afrodisíaco poderoso, quando misturado no banho.

Zeus, deus dos deuses da antiga Grécia, dominado por insaciáveis apetites sexuais, chegou a dormir num colchão forrado por mim, na esperança de que eu lhe exaltasse as paixões.

Henrique VIII, grande meu apreciador, mas acima de tudo da ordem no seu reino, mandava para a forca quem fosse apanhado a falsificar-me. Uma ideia que já não era nova, uma vez que na poderosa Nuremberga do século XV, castigava-se na fogueira os que obtinham dividendos com a minha venda adulterada!


São necessárias mais de 200 mil flores para se obter 1 kg de mim!



"Quem prova açafrão uma vez pode morrer, não da ingestão, mas de prazer. "

Sem comentários: