segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Syzygium aromaticum

Cravo da Índia ou Cravinho
(Syzygium aromaticum)

O cravinho é originário das Ilhas Molucas na Indonésia, as "Ilhas das Especiarias". Hoje em dia, esta árvore cresce na Indonésia, Madagáscar, Tanzânia, Sri Lanka e Malásia.
A árvore do cravinho desenvolve-se melhor nos climas tropicais marítimos. Pode atingir até 15 m de altura e produzir até 3 kg de frutos por ano. Assim que os botões firmemente fechados se tornam vermelho-claro, são colhidos manualmente, separados das hastes e secos ao Sol. Deste modo o cravinho ganha uma cor castanha, através da qual o identificamos. É rico em óleos essenciais.

Utilização Medicinal
O cravinho ajuda a digestão, alivia dores de estômago, estimula o apetite e desinfecta. De igual modo, cura a dor de dentes. O óleo de cravinho é utilizado como anestésico na cirurgia dentária e como ingrediente na preparação de amálgamas. Por vezes, o óleo de cravinho é administrado em casos de diarreia e flatulência.

Sabiam que...
Espetar cravinhos em meio limão ajuda a repelir mosquitos nos dias quentes e húmidos?

Na cozinha

Aroma
O sabor do cravinho é intenso e ligeiramente picante. O seu cheiro é muito pronunciado.

Utilização
O cravinho realça o sabor de pratos doces, alimentos assados e ponche. Dá um aroma especial e apimentado a pratos de carne e peixe, assim como a carne de caça, aves, batatas, couve roxa, marinadas de todos os tipos e alimentos fumados. Os chocolates também ficam deliciosos graças ao cravinho, canela e cardamomo.

Compra/Conservação
É preferível guardar os cravinhos inteiros do que moídos, devido ao facto dos óleos essenciais evaporarem rapidamente. Um moinho de especiarias pode moer rapidamente uns tantos cravinhos. Estes acabados de moer são perfeitos para os doces de Natal. Podem guardar-se tanto inteiros como moídos, durante dois ou três anos num recipiente seco, opaco e hermeticamente fechado.

Dicas...
Faça um "teste de natação" aos cravinhos: se a qualidade for boa, eles flutuarão com a cabeça para cima e o caule virado para baixo. Se flutuarem numa posição horizontal, a qualidade é deficiente.

Quando cozinhar com cravinho, experimente espetá-los numa cebola para depois os poder retirar mais facilmente do cozinhado.

Os cravinhos devem ser usados em pequenas quantidades! Se utilizar cravinho moído, faça-o com moderação.

Ligam bem com outros condimentos fortes, tais como gengibre, pimenta e cardamomo.
http://www.margao.pt/: abençoada sejas :)

Sem comentários: