quinta-feira, 30 de outubro de 2008

SOU MISTERIOSA, DIFÍCIL DE ENTENDER E ADORO UMA POLÉMICA!!!

Há quem diga que a paprika e o colorau são a mesma coisa, há quem diga que são completamente diferentes, há quem diga que o colorau é a versão doce da paprika, ou que esta vem do México e o colorau do Brasil....

Eu sei a verdade, claro está, mas não vou desvendar por enquanto!!! Será que tenho dupla personalidade, será que sou travesti e à noite troco de entidade, ou será que tenho um irmao gémeo separado à nascença???
Um dia saberão, até lá digam o q pensam, adoro uma polémica!!!:)

De qqr maneira deixo-vos a minha definição, seja ela só minha ou também do colorau!:):
Sou uma especiaria resultante do pimentão-doce depois de seco e moído e sou muito usada na cozinha como condimento.
O nome paprika vem da palavra pimenta, que tem origens húngaras, o que causa certas confusões. Note-se que muitas línguas europeias, como por exemplo o alemão, designam simplesmente assim o pimento, mas o pó obtido deste fruto seco também é denominado paprika.
O prato húngaro mais conhecido mundialmente, o Goulash, um tipo de caldo grosso, usa-me bastante!!!

O princípio picante, a capsaicina, está presente em quantidades ínfimas (0,005%) nas variedades suaves normalmente usadas de mim, podendo chegar a 0,1% em espécies mais picantes. O meu sabor é devido ao óleo essencial composto por hidrocarbonetos, ácidos gordos e ésteres, além de vitamina C. A minha coloração comum é vermelha ou amarela.

Beijinho paprikados!!!

3 comentários:

cravinho disse...

:) cá para mim és travesti :) ou então fazes-te... pensas que não te vi no outro dia na fernão de magalhães??? eheh ****

caril disse...

olha, olha! isto de arranjarem especiarias com nomes esquisitos não dá com nada!!!eu chego ao fim do dia com cerebro comido ;;;))))

Ana Silva disse...

ò Paprika, se és também pimentão doce, tenho-te já a dizer que és a especiaria mais usada na minha cozinha! :D
Beijinhos!!!